1. Base de conhecimento
  2. Advisor Smartbrain Enterprise

Primeiros Passos

Passo a passo inicial para utilização do SmartAdvisor

I) CADASTROS

Você inicia a utilização da ferramenta pelo menu Cadastro.
Cadastrar:

1. Cliente

Qual o nome da(s) carteira(s) que você colocará dentro da plataforma;

2. Opções de identificação / agrupamento dos ativos

 
2.1.Risco: como você analisa o risco dos ativos da sua carteira. Pode ser conservador, moderado e agressivo ou 1, 2, 3, ou A, B, C, D, por exemplo. Isso será utilizado para mostrar no seu extrato a alocação por risco da carteira toda;
 
2.2.Estratégia: como você segmenta os investimentos da sua carteira. Pode ser Renda Fixa e Renda Variável, pode ser Alocação 1, 2, 3, pode ser Ativos Pré, Pós DI, Pós Inflação, por exemplo. Isso será utilizado para mostrar no seu extrato:
  • A alocação por estratégia da carteira toda;
  • A rentabilidade por estratégias;
  • Os ganhos financeiros por estratégia;
  • Os extratos específicos de cada estratégia, que você acessa clicando sobre o nome da estratégia desejada na tabela “RENTABILIDADES POR ESTRATÉGIA EM PERÍODOS FECHADOS”
2.3.Instituições / Corretoras: quais instituições você trabalha – emissores, gestores, administradores, custodiantes e corretoras. Isso será utilizado para mostrar no seu extrato:
  • A alocação por gestor / emissor da carteira toda;
  • A alocação por custodiante da carteira toda (disponível somente na versão Exclusiva, no layout de extrato “Ativos por Custodiante”);
  • A rentabilidade por custodiantes (disponível somente na versão Exclusiva, no layout de extrato “Ativos por Custodiante”);
  • Os ganhos financeiros por por custodiantes (disponível somente na versão Exclusiva, no layout de extrato “Ativos por Custodiante”);
2.4.Liquidez (válido somente para a plataforma Exclusiva): dados que serão utilizados para agrupar os ativos de acordo com a Disponibilidade Financeira no extrato.

3. Ativos

Define, por tipo de ativo, de onde vem os preços de cada ativo a ser cadastrado. Veja os disclaimers embaixo de cada opção para definir onde cadastrar:

Todo cadastro de ativo é dividido em 3 grupos:
  • Identificação – utilizando o que foi cadastrado em cada subitem do item 2;
  • Opções de cálculo;
  • Com qual indexador você quer comparar cada um dos ativos.

Feitos os cadastros, você definiu como será precificado cada ativo e como será calculada a(s) carteira(s). Falta agora inserir as quantidades.

 

II) OPERAÇÕES

As quantidades de cada ativo são dadas pelas Aplicações / Compras e Resgates / Vendas de cada ativo feitas no menu Operações.

Movimentações lançadas através do menu de Ações vão para Pendências do respectivo tipo de ativo para conferência e confirmação. Você pode conferir as datas de cotização e liquidação e editar todos os dados de uma movimentação em Pendências clicando sobre o nome do cliente do referido lançamento.

Para excluir ou editar uma movimentação já confirmada em Pendências, ou conferir as quantidades das movimentações lançadas, basta ir na Manutenção de cada tipo de ativo.

 

III) EXTRATO ON-LINE

Cadastros e Movimentações feitos e conferidos, é hora de ver os resultados da consolidação da sua carteira.

Para isso, você vai ao menu Extrato On-Line – Cliente. Ali você confere:
  • Os saldos mais atualizados de cada ativo que compõem a carteira, clicando sobre o nome do cliente;
  • O extrato diário da consolidação da carteira, com posição e desempenho dos ativos, da estratégia, do custodiante (disponível somente para a plataforma Exclusiva) e da carteira como um todo – clicando sobre o gráfico ao lado do nome da carteira:

IMPORTANTE!
Ao abrir o extrato, é recomendável sempre clicar para atualizar a carteira no botão presente no canto direito superior da tela.

IV) RELATÓRIOS

Os relatórios mostram os dados da(s) carteira(s) agrupados pelos cadastros. Os dados que aparecem são sempre os mais recentes dos ativos. Caso queira que os dados estejam todos na mesma data, é necessário alterar a data de referência do sistema no menu MAIS.

 

Veja no vídeo abaixo como montar montar uma carteira em nossa plataforma.

Primeiros Passos smartAdvisor