Qual a forma correta de aplicar e conferir a movimentação no sistema de Rendas Fixas que podem ter fluxo de pagamento
O primeiro passo para fazer a aplicação em um ativo de Renda Fixa 2 no sistema é verificar se o cliente e o ativo já estão cadastrados no sistema: o cliente em Cadastro - Cliente e o ativo em Cadastro - Ativos - Renda Fixa 2 - tipo correto.
Se o cadastro não estiver disponível, é necessário cadastrar conforme indicado nos nossos artigos "Como cadastrar um Renda Fixa 2" e "Como cadastrar um cliente?"
Se estiver tudo certo, basta seguir o caminho abaixo:
1. LANÇAR A MOVIMENTAÇÃO
Ir em Operações - Renda Fixa 2 - Compra
1.1. Selecione um cliente. - DICA: digite o nome do cliente no campo de Pesquisa ao lado do combo;
1.2. Selecione um Ativo. - DICA: digite o nome do fundo no campo de Pesquisa ao lado do combo. Vão aparecer todos os ativos de Renda Fixa 2 cadastrados previamente;
1.3. Custodiante desta Operação - combo com as instituições cadastradas previamente no Cadastro - Instituições. Daqui saem as informações para o Relatório - Custodiante e para o cálculo de rentabilidade por custodiaste disponível na versão Enterprise;
1.4. Data - campo para inserir o dia útil em que foi SOLICITADA a compra;
1.5. Quantidade - campo numérico para inserção da quantidade comprada do ativo. Lembre-se que ativos de RF2 sempre são negociados por quantidade e PU;
1.6. PU de Compra - Preço Unitário pago na data da compra;
Em Renda Fixa 2 é possível simular a movimentação para avaliar se o valor financeiro pago na compra é muito diferente do valor financeiro calculado pelo sistema para a mesma quantidade comprada. Isso indica quanto haverá de ágio ou deságio contábil na data da negociação - o que impacta diretamente no cálculo da rentabilidade. Clicar em "simular" no canto superior direito para essa funcionalidade. Em seguida, clique em "aplicar" no canto superior direito.
2. CONFERIR E CONFIRMAR
Ir em Operações - Renda Fixa 2 - Pendências.
Conferir a movimentação lançada. É possível alterar os dados do lançamento, inclusive datas de cotização, clicando sobre o nome do cliente na respectiva movimentação.
Clicar em "atualizar" no canto superior direito.
3. VERIFICAR SE AS QUANTIDADES LANÇADAS ESTÃO CORRETAS, ALTERAR OU EXCLUIR MOVIMENTAÇÕES
Ir em Operações - Renda Fixa 2 - Histórico de Operações - Manutenção
3.1. Selecione um cliente. - DICA: digite o nome do cliente no campo de Pesquisa ao lado do combo. Clique em OK;
3.2. Selecione um Ativo. - DICA: digite o nome do ativo no campo de Pesquisa ao lado do combo. Vão aparecer todos os ativos de Renda Fixa 2 movimentados previamente;
Clicar em "continuar" no botão.
- use o checkbox "X do lado esquerdo da movimentaçao para excluir o lançamento;
- altere o custodiante no respectivo campo;
- clique em gravar alterações no canto superior direito para salvar;
- filtre toda a movimentação por data, por custodiante ou por nota de aplicação selecionado a opção e clicando em Filtrar" em cima, à direta.
IMPORTANTE: para alterar datas ou valores e quantidades, exclua e refaça a movimentação.