Passo a passo inicial para utilização do SmartAdvisor
I) CADASTROS
Você inicia a utilização da ferramenta pelo menu Cadastro.
Isso é necessário para identificar cada um dos ativos que estão na carteira do cliente, como ele aparecerá no extrato, como ele será agrupado, etc.
Cadastrar:
1. CLIENTE
Qual o nome da(s) carteira(s) que você colocará dentro da plataforma;
Clique para saber mais sobre "Como Cadastrar um cliente?"
2. OPÇÕES DE IDENTIFICAÇÃO / AGRUPAMENTO DOS ATIVOS
2.1. Risco: os riscos cadastrados definem como você analisa o perfil de risco dos ativos da sua carteira. Pode ser conservador, moderado e agressivo ou 1, 2, 3, ou A, B, C, D, por exemplo. Isso será utilizado para mostrar no seu extrato a alocação por risco da carteira toda.
Clique para saber mais sobre"Cadastro de Riscos".
2.2. Estratégia: define como você segmenta os investimentos da sua carteira. Pode ser Renda Fixa e Renda Variável, pode ser Alocação 1, 2, 3, pode ser Ativos Pré, Pós DI, Pós Inflação, por exemplo. Isso será utilizado para mostrar no seu extrato:
· A alocação por estratégia da carteira toda;
· A rentabilidade por estratégias;
· Os ganhos financeiros por estratégia;
· Os extratos específicos de cada estratégia, que você acessa clicando sobre o nome da estratégia desejada na tabela “RENTABILIDADES POR ESTRATÉGIA EM PERÍODOS FECHADOS”
Clique para saber mais sobre "Cadastro de Estratégias".
2.3. Instituições / Corretoras: quais instituições você trabalha – emissores, gestores, administradores, custodiantes e corretoras. Isso será utilizado para mostrar no seu extrato:
· A alocação por gestor / emissor da carteira toda;
· A alocação por custodiante da carteira toda (disponível somente na versão Exclusiva, no layout de extrato “Ativos por Custodiante”);
· A rentabilidade por custodiantes (disponível somente na versão Exclusiva, no layout de extrato “Ativos por Custodiante”);
· Os ganhos financeiros por custodiantes (disponível somente na versão Exclusiva, no layout de extrato “Ativos por Custodiante”);
Clique para saber mais sobre "Cadastro de Instituições" e "Cadastro de Corretoras".
2.4. Liquidez: (válido somente para a plataforma Exclusiva): dados que serão utilizados para agrupar os ativos de acordo com a Disponibilidade Financeira no extrato.
3. ATIVOS
Define, por tipo de ativo, de onde vêm os preços de cada ativo a ser cadastrado. Veja os disclaimers embaixo de cada opção para definir onde cadastrar:
Todo cadastro de ativo é dividido em 3 grupos:
· Identificação – utilizando o que foi cadastrado em cada subitem do item 2;
· Opções de cálculo;
· Com qual indexador você quer comparar cada um dos ativos.
Feitos os cadastros, você definiu como será precificado cada ativo e como será calculada a(s) carteira(s). Falta agora inserir as quantidades.
II) OPERAÇÕES
As quantidades de cada ativo são dadas pelas Aplicações / Compras e Resgates / Vendas de cada ativo feitas no menu Operações.
Todas as movimentações lançadas vão para Pendências do respectivo tipo de ativo para conferência e confirmação. Você pode conferir as datas de cotização e liquidação e editar todos os dados de uma movimentação em Pendências clicando sobre o nome do cliente do referido lançamento:
Para excluir ou editar uma movimentação já confirmada em Pendências, ou conferir as quantidades das movimentações lançadas, basta ir na Manutenção de cada tipo de ativo.
III) EXTRATO ONLINE
Cadastros e Movimentações feitos e conferidos, é hora de ver os resultados da consolidação da sua carteira.
Para isso, você vai ao menu Extrato On-Line – Cliente. Ali você confere:
· Os saldos mais atualizados de cada ativo que compõem a carteira, clicando sobre o nome do cliente;
· O extrato diário da consolidação da carteira, com posição e desempenho dos ativos, da estratégia, do custodiante (disponível somente para a plataforma Exclusiva) e da carteira como um todo – clicando sobre o gráfico ao lado do nome da carteira:
IMPORTANTE!
Ao abrir o extrato, é recomendável sempre clicar para atualizar a carteira no link abaixo: