Nosso objetivo é simplificar e potencializar o trabalho de distribuidores de investimentos.

História

 

Nossa história começa no final dos anos 90 quando o familly office da família Costa Bariani pretendia investir em fundos de investimento. Na ocasião não existia uma forma simples de analisar os mais de 4.000 fundos existentes no Brasil. Para solucionar esta necessidade Cassio e Henrique criaram a InvestTracker, empresa pioneira e líder em sistemas de análise e ranking de fundos de investimento no Brasil, posteriormente adquirida pela Thomson-Reuters.

Em meados dos anos 2000 houve um forte crescimento da indústria de fundos e do mundo digital, expandindo o mercado de distribuição de investimentos e a complexidade de fazer a gestão patrimonial e assessorar clientes.

“Precisávamos consolidar todos os nossos investimentos de modo fácil em um extrato único para focarmos na avaliação das nossas estratégias de investimento e para gerar relatórios mais transparentes”

– Cassio Bariani

Foi com base nesta necessidade que nasceu em 2004 a SmartBrain. A experiência adquirida no passado ajudou a criar o conceito da nova empresa e de seu principal produto. Para tal, Cassio e Henrique foram buscar os melhores profissionais do mercado financeiro e desenvolveram um método baseado em consultoria, onde o diferencial é o de entender a necessidade de cada cliente e utilizar a tecnologia para facilitar a entrega do serviço final. Neste modelo, a tecnologia é o meio de entrega do serviço especializado e não o seu fim. O verdadeiro SaaS (software as a service).

Esta é a SmartBrain.

Onde queremos chegar

Construir um ecossistema tecnológico para solucionar a complexidade operacional da consultoria de investimentos, possibilitando sua escalabilidade e processos mais transparentes, precisos e, consequentemente, mais assertivos.

Tudo isso com confidencialidade, ética e transparência.

Sócios

José Cassio Costa Bariani

José Cassio Costa Bariani

Formado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas e planejamento financeiro pessoal pelo Instituto Planejar, Cassio atua há mais de 35 anos no mercado financeiro como CEO de seu Family Office. Iniciou suas atividades na Corretora Schahin Cury na área de equity research, e em seguida se tornou um dos gestores da carteira própria de equity da Heddging Griffo. No final dos anos 90, foi sócio fundador da Invest Tracker, primeira empresa de análise de fundos de investimentos no Brasil, que mais tarde foi adquirida pela Thomson Reuters. Em 2005, criou o Fundo de Investimentos em Ações EAC reunindo as carteiras do Family Office, que é administrado pela SFA - Seeking for Alpha Investimentos.

Henrique G. Spinosa Netto

Henrique G. Spinosa Netto

Graduado em Engenharia pela Escola de Engenharia do Instituto Mauá de Tecnologia, iniciou suas atividades como engenheiro de produção na Cobrasma S/A. Henrique juntou-se ao Family Office da família Costa Bariani em 1992 onde atuou como controller de operações de investimentos e ações, começando assim suas atividades no mercado financeiro. No final dos anos 90, foi sócio fundador da Invest Tracker, primeira empresa de análise de fundos no Brasil. Mais tarde a empresa foi adquirida pela Thomson Reuters, e Henrique atuou como diretor operacional da Thomson Financial Brasil. Em 2004, fundou a SmartBrain Financial System e atualmente é seu CEO.