Como Cadastrar um Fundo?

Onde e como devem ser cadastrados os fundos e clubes de investimento

Para cadastrar Fundos e Clubes de Investimento dentro do sistema, basta ir no menu lateral: Cadastro - Ativos.

Há 3 tipos / opções para o cadastro de fundos:

1. Fundos;

2. Fundos e Clubes - Inserção Manual ;

3. Fundos com Gross Up .

 

1. Fundos

Nessa opção devem ser cadastrados os fundos cuja PRECIFICAÇÃO DEVE VIR SOMENTE DA ANBIMA.

Fundos que não tem a periodicidade de divulgação desejada (por exemplo, que não divulgam diariamente cotas na ANBIMA) ou que estão registrados somente na CVM não devem ser cadastrados nessa opção.

  • Para cadastrar um novo Fundo (precificação ANBIMA) 
    Vá no menu lateral: Cadastro - Ativos - Fundos. Clique em "Novo", no canto direito desta linha.
    Pesquise o fundo desejado. Preferencialmente, utilize dados numéricos como o código ANBIMA e o CNPJ. A partir de 3 caracteres, a pesquisa já pode ser feita clicando em "pesquisar", no canto superior direito.

    Atente para o que está marcado nos botões "Quanto ao Funcionamento" e "Quanto à Exclusividade". O ideal é:
    • sempre deixar marcado como "Todos" em relação à exclusividade;
    • caso não encontre o fundo se estiver selecionado "Em atividade" em relação ao funcionamento, tentar repetir a pesquisa utilizando a opção "Encerrados".


**Confira se os dados (principalmente o CNPJ) que aparecem em tela da sua pesquisa realmente correspondem ao fundo que você procura.**

Clique em "cadastrar" no canto direito da linha do ativo procurado.

 

1.1. Opções de Identificação

   1.1.1. Código: id do ativo no sistema. Não é um campo editável;

   1.1.2. Mini Nome: combo que especifica o tipo do fundo a ser cadastrado. Serve para uma referência no cadastro, podendo ser utilizado em customizações na plataforma exclusiva. Não aparece em nenhum relatório ou extrato;

   1.1.3. Gestor: combo que lista as instituições cadastradas previamente em Cadastro - Instituições. Se a instituição desejada não estiver na lista, é necessário cadastrar em Cadastro de Instituições.

  1.1.4. Nome: campo alfanumérico de até 300 caracteres que aparecerá nos extratos, posições e relatórios. A sugestão é o nome do ativo que está cadastrado na ANBIMA, mas ele pode ser editado como preferir. Sempre é possível voltar ao nome sugerido / que está na ANBIMA clicando sobre o botão "Editar a partir do nome sugerido", do lado direito do campo;

  1.1.5. Estratégia: combo que lista as estratégias cadastradas previamente em Cadastro - Estratégias. Se a estratégia desejada não estiver na lista, é necessário cadastrar em Cadastro de Estratégias.

  1.1.6. Risco: combo que lista os riscos cadastrados previamente em Cadastro - Risco. Se o risco desejado não estiver na lista, é necessário cadastrar em Cadastro de Riscos.

  1.1.7. Data Vencimento: campo somente para FIDCs. Essa data é utilizada no gráfico e tabela de disponibilidade financeira no extrato e no Aviso de Vencimentos do Quadro de Avisos. Em fundos que não são FIDCs, deixar nulo.

 

1.2. Opções Referentes a Tabela de Análise de Ativos no Extrato

  1.2.1. Comparar Rentabilidade com: combo que apresenta os indexadores disponíveis para comparação. Aparece no extrato na tabela de Análise de Fundos & Ativos da Carteira, no final do extrato do cliente.

 

1.3. Opções de Cálculo

   1.3.1. Tributação: combo com as opções de tributação disponíveis no sistema. Ao selecionar uma opção, aparece do lado direito desta a descrição detalhada do imposto. Campo importantíssimo que será utilizado:

  • para cálculo dos impostos provisionados no extrato;
  • para cálculo dos impostos que ocorrem nos resgates;
  • para cálculo dos come cotas, quando for o caso.
    1.3.1.1. Critério Resgate: combo que é aberto somente quando a tributação mencionada no item 1.3.1 é "Fundos de Renda Fixa" ou "Fundos de Renda Fixa - Curto Prazo". Nele você determina se, no resgate, a cautela resgatada será a mais antiga (opção "FIFO / PEPS") ou a que tem melhor relação valor resgatado / imposto cobrado (opção "Melhor Imposto").
    ** sempre haverá, no ato da boletagem, a opção de escolher de qual cautela o valor deve ser resgatado, no caso de uma alteração pontual ao critério que está cadastrado.**
    **FIFO / PEPS quer dizer First in, First Out / Primeiro que Entra, Primeiro que Sai. Por isso, refere-se à cautela mais antiga.

   1.3.2. É um Fundo Fechado (sem come cotas, com amortizações)?: check box para fundos que são fechados para resgates. Assim, as saídas de valores do fundo não são por resgates de quantidades de cotas, e sim amortizações que impactam no valor da cota. Quando tem tributação calculada pela tabela regressiva de impostos (e, portanto, tem o campo 1.3.1. Tributação preenchido como "Fundos de Renda Fixa"), não têm incidência de come cotas;

 

  1.3.3. Este fundo pode ser utilizado como base de cálculo para fundo com gross up: check box EXCLUSIVO para fundos ISENTOS (como fundos de debêntures incentivadas).

Assim, para selecionar esse checkbox é necessário que o campo 1.3.1. Tributação esteja preenchido como "Isento".

Ao selecionar esse check box, o fundo passa a aparecer nos combos de operações de Fundos - Fundos Gross Up.

Quando feitas as boletagens nesse menu, o gross up do fundo é calculado de forma correta e impacta na rentabilidade da carteira e estratégia que é visualizada no extrato.

 

1.4. Opções de Movimentação

  1.4.1. Quantidade de Dias

  O preenchimento dos itens abaixo depende da forma que será utilizado o sistema. 

  No caso do lançamento dos movimentos nas datas efetivas das boletagens (ou seja, se você lança no sistema utilizando a data em que foi solicitada a aplicação ou o resgate), é necessário preencher com os dias corretos entre as solicitações e cotizações, bem como para liquidação financeira.

  No caso do lançamento dos movimentos decorridos, utilizando o extrato (ou seja, se você lança no sistema com as datas que estão no extrato, onde as aplicações e resgates foram cotizados), os valores podem ficar todos zerados.

  1.4.1.1. Entre a Solicitação e a Cotização das Aplicações

  • campo numérico para número de dias entre a solicitação da aplicação e a data em que realmente é feita a conversão do valor financeiro aplicado na quantidade de cotas. Determina, portanto, qual a data da cota que o sistema vai utilizar para dividir o valor que será lançado em Operações - Fundos - Aplicação e calcular as quantidades aplicadas - o que impacta diariamente nos saldos brutos apresentados em todos os extratos, posições e relatórios;
  • check box que indica se o número de dias informado anteriormente referem-se a dias úteis ou dias corridos;

  1.4.1.2. Entre a Solicitação e a Cotização dos Resgates

  • campo numérico para número de dias entre a solicitação do resgate e a data em que realmente é feita a conversão do valor financeiro resgatado na quantidade de cotas. Determina, portanto, qual a data da cota que o sistema vai utilizar para dividir o valor que será lançado em Operações - Fundos - Resgate calcular as quantidades resgatadas - o que impacta diariamente nos saldos brutos apresentados em todos os extratos, posições e relatórios;
  • check box que indica se o número de dias informado anteriormente referem-se a dias úteis ou dias corridos;

    1.4.1.3. Entre a Cotização e a Liquidação Financeira dos Resgates

  • campo numérico para número de dias ÚTEIS entre a cotização do resgate e a data em que o valor resgatado cai na conta do cliente. Campo importante para quem utiliza o caixa automático (ativado ou não no Cadastro - Cliente) bem como para o cálculo do IOF;

  1.4.2. Contar dias para aplicação da alíquota de IOF pelas datas de liquidação de aplicação e resgate

  Este campo deve ser marcado ou desmarcado quando há diferença no cálculo de IOF+IR provisionado no extrato ou calculado em resgates.

 

1.5. Informações de Base

    Campos não editáveis que informam quais os dados do ativo que tem a precificação original. Os dados que estão nesse item podem ser utilizados nas procuras das lâminas ou cotas no menu Report - Fundos.

     

    • Para consultar ou alterar os dados de um fundo já cadastrado (precificação ANBIMA) 
      Basta clicar no nome do fundo que aparece na página selecionada : Cadastro - Ativos - Fundos e alterar qualquer um dos campos editáveis acima descritos.

      Após a alteração, sempre clicar em "salvar" no canto superior direito.

     

    2. Fundos e Clubes - Inserção Manual

    Devem ser cadastrados nessa opção clubes de investimento ou fundos cuja precificação ANBIMA não está disponível ou não é a ideal. Exemplos: fundos que não tem a periodicidade de divulgação desejada (por exemplo, que não divulgam diariamente cotas na ANBIMA), que estão registrados somente na CVM e todos os clubes de investimento.

    • Para cadastrar um novo Clube de Investimentos ou Fundo de precificação inserida
      Vá no menu lateral: Cadastro - Ativos - Fundos e Clubes - Inserção Manual. Clique em "Novo", no canto direito desta linha.

    2.1. Opções de Identificação

       2.1.1. Código: id do ativo no sistema. Não é um campo editável;

       2.1.2. Mini Nome: combo que especifica o tipo do fundo a ser cadastrado. Serve para uma referência no cadastro, podendo ser utilizado em customizações na plataforma exclusiva. Não aparece em nenhum relatório ou extrato;

       2.1.3. Gestor: combo que lista as instituições cadastradas previamente em Cadastro - Instituições. Se a instituição desejada não estiver na lista, é necessário cadastrar em Cadastro de Instituições.

      2.1.4. Nome: campo alfanumérico de até 300 caracteres que aparecerá nos extratos, posições e relatórios. A sugestão é a concatenação do MiniNome e do Gestor cadastrados acima, mas ele pode ser editado como preferir. Sempre é possível voltar ao nome sugerido clicando sobre o botão "Editar a partir do nome sugerido", do lado direito do campo;

      2.1.5. Estratégia: combo que lista as estratégias cadastradas previamente em Cadastro - Estratégias. Se a estratégia desejada não estiver na lista, é necessário cadastrar em Cadastro de Estratégias.

      2.1.6. Risco: combo que lista os riscos cadastrados previamente em Cadastro - Risco. Se o risco desejado não estiver na lista, é necessário cadastrar em Cadastro de Riscos.

      2.1.7. Data Vencimento: campo para FIDCs. Essa data é utilizada no gráfico e tabela de disponibilidade financeira no extrato e no Aviso de Vencimentos do Quadro de Avisos.

     

    2.2. Opções Referentes a Tabela de Análise de Ativos no Extrato

      2.2.1. Comparar Rentabilidade com: combo que apresenta os indexadores disponíveis para comparação. Aparece no extrato na tabela de Análise de Fundos & Ativos da Carteira, no final do extrato do cliente.

     

    2.3. Opções de Cálculo

       2.3.1. Tributação: combo com as opções de tributação disponíveis no sistema. Ao selecionar uma opção, aparece do lado direito desta a descrição detalhada do imposto. Campo importantíssimo que será utilizado:

    • para cálculo dos impostos provisionados no extrato;
    • para cálculo dos impostos que ocorrem nos resgates;
    • para cálculo dos come cotas, quando for o caso.
      2.3.1.1. Critério Resgate: combo que é aberto somente quando a tributação mencionada no item 1.3.1 é "Fundos de Renda Fixa" ou "Fundos de Renda Fixa - Curto Prazo". Nele você determina se, no resgate, a cautela resgatada será a mais antiga (opção "FIFO / PEPS") ou a que tem melhor relação valor resgatado / imposto cobrado (opção "Melhor Imposto").
      ** sempre haverá, no ato da boletagem, a opção de escolher de qual cautela o valor deve ser resgatado, no caso de uma alteração pontual ao critério que está cadastrado.**
      **FIFO / PEPS quer dizer First in, First Out / Primeiro que Entra, Primeiro que Sai. Por isso, refere-se à cautela mais antiga.

       2.3.2. É um Fundo Fechado (sem come cotas, com amortizações)?: check box para fundos que são fechados para resgates. Assim, as saídas de valores do fundo não são por resgates de quantidades de cotas, e sim amortizações que impactam no valor da cota. Quando tem tributação calculada pela tabela regressiva de impostos (e, portanto, tem o campo 1.3.1. Tributação preenchido como "Fundos de Renda Fixa"), não têm incidência de come cotas;

     

     2.3.3. Repetir PU automaticamente?: check box que define se a última cota inserida será repetida até a data de referência do sistema.

    importante: somente a última cota inserida é repetida. Se há intervalos de datas com cotas não preenchidas, elas não serão repetidas. É necessário inserir todos os intervalos que ficam apontados no menu Mais - Quadro de Avisos - Cotas e PUs - Ativos com cotas ou PUs faltantes;

     

      2.3.4. Este fundo pode ser utilizado como base de cálculo para fundo com gross up: check box EXCLUSIVO para fundos ISENTOS (como fundos de debêntures incentivadas).

    Assim, para selecionar esse checkbox é necessário que o campo 2.3.1. Tributação esteja preenchido como "Isento".

    Ao selecionar esse check box, o fundo passa a aparecer nos combos de operações de Fundos - Fundos Gross Up.

    Quando feitas as boletagens nesse menu, o gross up do fundo é calculado de forma correta e impacta na rentabilidade da carteira e estratégia que é visualizada no extrato.

     

    2.4. Opções de Movimentação

      2.4.1. Quantidade de Dias

      O preenchimento dos itens abaixo depende da forma que será utilizado o sistema. 

      No caso do lançamento dos movimentos nas datas efetivas das boletagens (ou seja, se você lança no sistema utilizando a data em que foi solicitada a aplicação ou o resgate), é necessário preencher com os dias corretos entre as solicitações e cotizações, bem como para liquidação financeira.

      No caso do lançamento dos movimentos decorridos, utilizando o extrato (ou seja, se você lança no sistema com as datas que estão no extrato, onde as aplicações e resgates foram cotizados), os valores podem ficar todos zerados.

      2.4.1.1. Entre a Solicitação e a Cotização das Aplicações

    • campo numérico para número de dias entre a solicitação da aplicação e a data em que realmente é feita a conversão do valor financeiro aplicado na quantidade de cotas. Determina, portanto, qual a data da cota que o sistema vai utilizar para dividir o valor que será lançado em Operações - Fundos - Aplicação e calcular as quantidades aplicadas - o que impacta diariamente nos saldos brutos apresentados em todos os extratos, posições e relatórios;
    • check box que indica se o número de dias informado anteriormente referem-se a dias úteis ou dias corridos;

      2.4.1.2. Entre a Solicitação e a Cotização dos Resgates

    • campo numérico para número de dias entre a solicitação do resgate e a data em que realmente é feita a conversão do valor financeiro resgatado na quantidade de cotas. Determina, portanto, qual a data da cota que o sistema vai utilizar para dividir o valor que será lançado em Operações - Fundos - Resgate calcular as quantidades resgatadas - o que impacta diariamente nos saldos brutos apresentados em todos os extratos, posições e relatórios;
    • check box que indica se o número de dias informado anteriormente referem-se a dias úteis ou dias corridos;

        2.4.1.3. Entre a Cotização e a Liquidação Financeira dos Resgates

    • campo numérico para número de dias ÚTEIS entre a cotização do resgate e a data em que o valor resgatado cai na conta do cliente. Campo importante para quem utiliza o caixa automático (ativado ou não no Cadastro - Cliente) bem como para o cálculo do IOF;

      2.4.2. Contar dias para aplicação da alíquota de IOF pelas datas de liquidação de aplicação e resgate

      Este campo deve ser marcado ou desmarcado quando há diferença no cálculo de IOF+IR provisionado no extrato ou calculado em resgates.

    • Para consultar ou alterar os dados de um fundo e clube de inserção manual já cadastrado 
      Basta clicar no nome do fundo que aparece na página selecionada : Cadastro - Ativos - Fundos e Clubes - Inserção Manual e alterar qualquer um dos campos editáveis acima descritos.

      Após a alteração, sempre clicar em "salvar" no canto superior direito.

     

    3. Fundos com Gross Up 

    Os fundos com Gross Up são cadastrados automaticamente pelo sistema e esses cadastros não podem ser alterados. A cada nova aplicação feita via menu Operações - Fundos - Fundos Gross Up - Aplicação é criado um novo ativo que terá a precificação com o gross up embutido calculado diariamente.

    A precificação com o Gross Up embutido será utilizada nos cálculo de rentabilidade apresentados nos extratos.

    Todas as informações que estão no cadastro dos fundos com Gross Up são iguais às do ativo base - ou seja, do ativo isento sobre o qual foi feita a aplicação no menu de Fundos com Gross Up.

    • Para consultar ou alterar os dados de um fundo com gross up já cadastrado 
      É necessário ir no cadastro do ativo base do fundo selecionado e seguir os passos descritos nos itens 1 e 2 anteriores. A alteração é válida para todos os fundos com Gross Up que tiverem o mesmo ativo base.